Exodontia

Exodontia é a remoção cirúrgica de um elemento dentário.

A necessidade de extração de dentes ocorre no adulto com relativa frequência em consequência de diversos problemas dentários. Na criança, nos dentes decíduos ou dente de leite ou temporários a extração de dentes pode também ser necessária em determinadas circunstâncias.

Existem dois casos em que isso ocorre e se faz necessário a extração do dente do paciente: o primeiro é por motivo patológico, quando não é possível fazer uma regressão da patologia, e o segundo é devido a um problema funcional, como nos casos em que há necessidade de tirar o dente do siso, também chamado de terceiro molar, que, muitas vezes, encontra-se mal posicionado ou está em local de difícil acesso para uma boa higienização.

Cuidados no pós-operatório:

Após a extração de um ou mais dentes deverão ser tomados os devidos cuidados para que a cicatrização ocorra normalmente, evitando complicações que podem culminar numa infecção após a extração de dente (alveolite), provocando dores bastante fortes.
Assim, deverão ser tomados os seguintes cuidados após a extração de um dente:

Após a extração do dente a recuperação é rápida, contudo deve-se evitar esforços físicos intensos, principalmente no dia da extração, como por exemplo corrida, natação, musculação, entre outros.

Tomar devidamente a medicação ou remédio prescrita pelo dentista, que pode passar apenas pela toma de analgésicos, de modo a aliviar a dor após extração de dente, mas também por anti-inflamatórios e/ou Antibiótico.

Evitar ficar deitado logo após a cirurgia, e se possível dormir com uma almofada mais alta ou com a cabeceira da cama ligeiramente elevada para evitar um maior sangramento alveolar.

Se possível colocar bolsa de gelo na face por períodos de 15 minutos, principalmente durante as primeiras 24 horas para evitar ou reduzir o inchaço.

Evitar ao máximo a ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes, assim como evitar permanecer ao sol ou sob outras fontes de calor.

Manter uma higienização bem cuidada, com escovas macias, sem atrito no local da extração nas primeiras 24 horas.

Evitar bochechos nas primeiras 24 horas para evitar a destruição do coágulo.

Se possível ingerir bebidas geladas e alimentos sólidos, mornos a frio.

Evitar comer alimentos duros nos primeiros dias.

Evitar fumar.

Como prevenir e evitar complicações

A higienização após as refeições através da escovação e uso do fio dental é essencial para retirada do acúmulo de resíduos próximos à gengiva e entre os dentes. Esses resíduos são responsáveis pelas placas bacterianas que levam às doenças periodontais.

Visitas periódicas ao seu dentista para realização de limpeza, retirada de tártaro e fluoretização também são essenciais na prevenção desse tipo de intercorrência.

As complicações periodontais podem causar retrações gengivais, fraqueza e mobilidade dental, sangramento excessivo, vermelhidão nos tecidos, mau hálito constante, irritação e inchaço nas gengivas.

Tipos de tratamento

Os tipos de tratamento podem variar dependendo da gravidade e avanço da doença periodontal. O objetivo principal do tratamento é controlar a infecção e recuperar os tecidos comprometidos. Abaixo listamos alguns tratamentos:

• Não cirúrgico: através de medicamentos, limpeza profunda, raspagem para restaurar uma superfície limpa, possibilitando uma maior aderência à cavidade dental.
  • Laser: utilizado em alguns casos na remoção de placa e tártaro, esse procedimento proporciona maior conforto em comparação aos métodos convencionais, diminuindo inchaços e sangramentos.
  • Intervenção cirúrgica: indicado para casos avançados, esse procedimento  requer uma pequena incisão para um acesso mais profundo – região subgengival – possibilitando a raspagem mais adequada e em alguns casos a realização de enxertos de tecidos ou ósseos, geralmente retirados da própria cavidade bucal do paciente.

Profissionais Qualificados

Polina Podolski