Odontologia Clínica

A Odontologia Clinica é um dos primeiros passos tomados pelo paciente. O Dentista Clinico Geral faz o primeiro diagnóstico da saúde bucal do paciente, solicita os primeiros exames necessários e o encaminha para as demais especialidades caso necessário.  

Nessa etapa inicial o dentista clínico geral vai entender o quadro de saúde do paciente, identificar a presença de cáries, problemas na gengiva, necessidades estéticas, além de checar todo o histórico de tratamentos odontológicos anteriores, assim podendo indicar o tratamento indicado para o paciente.

Alguns procedimentos executados pelo dentista clínico geral:

Aplicação de flúor

Limpeza Dental (Profilaxia)

Raspagem de tártaro

Remoção de cáries

Atendimentos de urgência

Pequenas restaurações

Ajustes e polimentos de restaurações

Orientações de técnicas de higiene bucal

Como prevenir e evitar complicações

A higienização após as refeições através da escovação e uso do fio dental é essencial para retirada do acúmulo de resíduos próximos à gengiva e entre os dentes. Esses resíduos são responsáveis pelas placas bacterianas que levam às doenças periodontais.

Visitas periódicas ao seu dentista para realização de limpeza, retirada de tártaro e fluoretização também são essenciais na prevenção desse tipo de intercorrência.

As complicações periodontais podem causar retrações gengivais, fraqueza e mobilidade dental, sangramento excessivo, vermelhidão nos tecidos, mau hálito constante, irritação e inchaço nas gengivas.

Tipos de tratamento

Os tipos de tratamento podem variar dependendo da gravidade e avanço da doença periodontal. O objetivo principal do tratamento é controlar a infecção e recuperar os tecidos comprometidos. Abaixo listamos alguns tratamentos: 

  • Não cirúrgico: através de medicamentos, limpeza profunda, raspagem para restaurar uma superfície limpa, possibilitando uma maior aderência à cavidade dental.
  • Laser: utilizado em alguns casos na remoção de placa e tártaro, esse procedimento proporciona maior conforto em comparação aos métodos convencionais, diminuindo inchaços e sangramentos.
  • Intervenção cirúrgica: indicado para casos avançados, esse procedimento  requer uma pequena incisão para um acesso mais profundo – região subgengival – possibilitando a raspagem mais adequada e em alguns casos a realização de enxertos de tecidos ou ósseos, geralmente retirados da própria cavidade bucal do paciente.

Profissionais Qualificados

Polina Podolski

Ortodontista

8 anos de experiência

Harmen Porter

Ortodontista

7 anos de experiência