Periodontia

A Periodontia é um ramo da Odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais,  O profissional atuante nessa área é o periodontista.

Todas as doenças e problemas que afetam as gengivas, o cemento, o ligamento periodontal, o osso alveolar, entre outros tecidos que envolvem e apoiam os dentes, são tratados pelo periodontista. É, portanto, uma especialidade fundamental para manter a boca saudável.

A Periodontia abrange os tratamentos e cuidados dos tecidos ao redor dos dentes como gengiva e ligamentos periodontais.

Os tratamentos podem ou não ter indicação à cirurgias, curetagens, raspagens, entre outros.

O paciente deve ficar atento aos sintomas que evidenciam algumas intercorrências logo no início, evitando assim maiores complicações periodontais.

Alguns problemas tratados pela Periodontia são:

Gengivite

Periodontite

Abscessos

Infecções

Perda de tecido

Gengivite

Estágio inicial de doenças periodontais ainda reversíveis e com tratamentos mais simples. Geralmente causada por placas bacterianas, pode ser identificada através de sangramentos durante a higienização, e inchaço na gengiva.

Periodontite

Muitas vezes indolor, trata-se de um processo inflamatório dos tecidos, levando a perda do osso ao redor dos dentes ou até mesmo a perda do dente quando não tratada a tempo.

Como prevenir e evitar complicações

A higienização após as refeições através da escovação e uso do fio dental é essencial para retirada do acúmulo de resíduos próximos à gengiva e entre os dentes. Esses resíduos são responsáveis pelas placas bacterianas que levam às doenças periodontais.

Visitas periódicas ao seu dentista para realização de limpeza, retirada de tártaro e fluoretização também são essenciais na prevenção desse tipo de intercorrência.

As complicações periodontais podem causar retrações gengivais, fraqueza e mobilidade dental, sangramento excessivo, vermelhidão nos tecidos, mau hálito constante, irritação e inchaço nas gengivas.

Tipos de tratamento

Os tipos de tratamento podem variar dependendo da gravidade e avanço da doença periodontal. O objetivo principal do tratamento é controlar a infecção e recuperar os tecidos comprometidos. Abaixo listamos alguns tratamentos:

• Não cirúrgico: através de medicamentos, limpeza profunda, raspagem para restaurar uma superfície limpa, possibilitando uma maior aderência à cavidade dental.
  • Laser: utilizado em alguns casos na remoção de placa e tártaro, esse procedimento proporciona maior conforto em comparação aos métodos convencionais, diminuindo inchaços e sangramentos.
  • Intervenção cirúrgica: indicado para casos avançados, esse procedimento  requer uma pequena incisão para um acesso mais profundo – região subgengival – possibilitando a raspagem mais adequada e em alguns casos a realização de enxertos de tecidos ou ósseos, geralmente retirados da própria cavidade bucal do paciente.

Profissionais Qualificados

Polina Podolski