Harmonização Orofacial

A Harmonização Orofacial  é um conjunto de procedimentos estéticos faciais que equilibra os traços do rosto.

 Antes de dar inicio ao procedimento, é feita uma avaliação das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias, além das principais queixas do paciente. Assim, com todas essas informações, o dentista consegue saber quais são os procedimentos necessários para chegar ao resultado esperado.

 A toxina botulínica é uma das principais técnicas usadas no tratamento estético orofacial. Sua ação não é exclusivamente estética, mas sim terapêutica funcional, ajuda em problemas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes, como o sorriso gengival, o bruxismo e as dores de cabeça tensionais.

O preenchimento e fototerapias são também muito importantes para que a harmonização dê um equilíbrio para a face, conseguindo trabalhar em várias áreas, trazendo inúmeros benefícios estéticos. As técnicas usadas são seguras e não há nenhum comprometimento motor ou vascular. É um tratamento simples, eficiente, feito em pouco tempo, e que possui alto grau de satisfação.

Alguns procedimentos da Harmonização Orofacial:

Botox

Preenchimento

Fios faciais

Bichectomia

Lipo de Papada

Gengivite

Estágio inicial de doenças periodontais ainda reversíveis e com tratamentos mais simples. Geralmente causada por placas bacterianas, pode ser identificada através de sangramentos durante a higienização, e inchaço na gengiva.

Periodontite

Muitas vezes indolor, trata-se de um processo inflamatório dos tecidos, levando a perda do osso ao redor dos dentes ou até mesmo a perda do dente quando não tratada a tempo.

Como prevenir e evitar complicações

A higienização após as refeições através da escovação e uso do fio dental é essencial para retirada do acúmulo de resíduos próximos à gengiva e entre os dentes. Esses resíduos são responsáveis pelas placas bacterianas que levam às doenças periodontais.

Visitas periódicas ao seu dentista para realização de limpeza, retirada de tártaro e fluoretização também são essenciais na prevenção desse tipo de intercorrência.

As complicações periodontais podem causar retrações gengivais, fraqueza e mobilidade dental, sangramento excessivo, vermelhidão nos tecidos, mau hálito constante, irritação e inchaço nas gengivas.

Tipos de tratamento

Os tipos de tratamento podem variar dependendo da gravidade e avanço da doença periodontal. O objetivo principal do tratamento é controlar a infecção e recuperar os tecidos comprometidos. Abaixo listamos alguns tratamentos: 

  • Não cirúrgico: através de medicamentos, limpeza profunda, raspagem para restaurar uma superfície limpa, possibilitando uma maior aderência à cavidade dental.
  • Laser: utilizado em alguns casos na remoção de placa e tártaro, esse procedimento proporciona maior conforto em comparação aos métodos convencionais, diminuindo inchaços e sangramentos.
  • Intervenção cirúrgica: indicado para casos avançados, esse procedimento  requer uma pequena incisão para um acesso mais profundo – região subgengival – possibilitando a raspagem mais adequada e em alguns casos a realização de enxertos de tecidos ou ósseos, geralmente retirados da própria cavidade bucal do paciente.

Profissionais Qualificados

Polina Podolski

Ortodontista

8 anos de experiência

Harmen Porter

Ortodontista

7 anos de experiência