Odontopediatria
A pediatria odontológica atua com firme propósito de um bom desenvolvimento da arcada dentária, da face e da fala. Auxilia ainda na preservação da dentição infantil desde o nascimento dos primeiros dentes por volta dos 6 meses de idade.
Os conhecidos como “dentes de leite” são responsáveis por manter o espaçamento ideal para o nascimento dos dentes permanentes. Quando um dente de leite cai precocemente, esse espaçamento pode ser prejudicado impedindo o nascimento do dente permanente. Por isso acompanhar essa evolução é tão importante recorrendo sempre a um profissional quando perceber qualquer anormalidade.
Quando procurar um Odontopediatra:
A partir dos 6 anos de idade
Para limpezas e acompanhamento periódico.
No caso de intercorrências
Como traumas, disfunções na dentição ou no mau desenvolvimento da arcada dentária.
Problema de fonética
A língua presa pode ser facilmente resolvida neste caso, assim como outros problemas relacionados à fonética.
Problemas Comuns na Infância
- Mau desenvolvimento ósseo muscular da face, devido ao uso inadequado de chupetas e mamadeiras, gerando deformações na arcada.
- Cáries, o pesadelo dos pais pode ser evitado através da educação quanto à higienização e principalmente com as visitas periódicas ao dentista, evitando o agravamento do quadro.
- Traumas: constantemente os pequenos se envolvem em acidentes ocasionando a quebra dos dentes de leite ou permanentes sendo necessário uma intervenção para a reconstrução através de resinas ou tratamentos alternativos.
- Má oclusão dentária – É um desvio no fechamento da boca, entre a arcada superior e inferior. Em mais de 60% dos casos são relacionados à fatores externos como: respiração bucal, alimentação pastosa desestimulando a função mastigatória, perda precoce dos dentes de leite, entre outros. Quando identificado o tratamento pode começar à partir dos 3 anos de idade para que não se agrave.
Profissionais Qualificados
Polina Podolski
Ortodontista
8 anos de experiência
Harmen Porter
Ortodontista
7 anos de experiência